Mistério UM – O Pai
Hawass e seus colegas concentraram seus estudos nas figuras de três importantes Faraós: o bem-sucedido e popular Amenhotep III, segundo Rei da 18ª Dinastia; o radical e polêmico Akhenaton (Amenhotep IV), que levou o Egito à Era do Monoteísmo; e o pouco conhecido Smenkhare, que reinou imediatamente antes de Tutankhamon.
Na primeira semana de novembro de 2010, uma escavação no sítio do templo funerário de Amenhotep, em Kom Al Hitan – a oeste da cidade egípcia de Luxor –, descobriu uma estátua de quase 3.400 anos, que mostra o Faraó sentado ao lado do deus Hórus (Sol), com a cabeça de falcão – a segunda descoberta desse tipo em 40 dias. A tendência entre os egiptólogos é considerar que Amenhotep, que reinou no Egito entre 1.390 a.C. e 1.352 a.C., tenha sido o avô – e não o pai – de Tutankhamon.
Mistério DOIS – A Mãe
Trata-se de um dos mais densos enigmas que envolvem a figura do Rei-Menino.Durante várias décadas, as buscas pela identidade da mãe de Tutankhamon apontaram para a famosa Rainha Nefertiti (1.380 a.C. – 1.345 a.C.) – mas essa hipótese já foi descartada. Zahi Hawass está pessoalmente convencido de que a mãe de Tutankhamon foi uma das cinco filhas de Amenhotep III, mas até agora foi impossível determinar o seu nome. Ele também acredita que essa mulher era irmã de Akhenaton, já que o incesto não era algo propriamente incomum no Antigo Egito.
Fetos mumificados encontrados no sarcófago do pai Tutankhamon
|
A hipótese de Nefertiti ser a mãe do Rei-Menino já foi descartada
|
Alguns pesquisadores apontam a rainha Tiye como a mãe do faraó |
Alguns estudiosos ainda aventam a possibilidade de a mãe de Tutankhamon ter sido a Rainha Tiye, habitualmente identificada como a avó do Faraó. Há quem defenda, inclusive, que a pesquisa dos egiptólogos trafegou por décadas no sentido errado – e a mulher que o trouxe ao mundo é aquela, hoje, tida pelos pesquisadores como sua irmã.
O templo funerário de Tutankhamon guardava este trono de ouro, no qual há entalhada a figura do Rei-Menino e de sua esposa
|
Mistério TRÊS – Os filhos
Tutankhamon foi enterrado juntamente com dois pequenos fetos – dois seres humanos aparentemente do sexo feminino, com idade entre seis e sete meses.
A análise de varreduras obtidas por meio de tomografia computadorizada e testes de DNA poderão esclarecer se as duas pequenas múmias – encontradas em estado de conservação bastante considerável – são, efetivamente, os (as) filhos (as) natimortos (as) do Rei-menino; e, sobretudo, porque eles (as) não vingaram.
Mistério QUATRO – A esposa
Nesse capítulo das investigações, a pista inicial – e mais preciosa – foi a imagem de um jovem casal de 12 ou 13 anos de idade: Tutankhamon e a esposa. Depois de se transferirem de Amarna para Tebas, eles mandaram reabrir os templos, devolvendo-lhes o prestígio – e, por algum tempo, teriam sido relativamente felizes.
Zahi Hawass acredita que o Rei-Menino foi casado com Ankhesenamon, a filha de Akhenaton e de Nefertiti. Caso algum dia se comprove que Akhenaton foi também o pai de Tutankhamon, ficará claro que o jovem Rei casou-se com sua meia-irmã.